Quinde e Quisquilla foram libertados em Mértola

Quinde e Quisquilla, um macho e uma fêmea de lince-ibérico, provenientes do Centro de Reprodução em Cativeiro de El Acebuche, em Doñana (Andaluzia) foram libertados a 6 de março de 2020, na freguesia de Corte Gafo (Mértola), na área de reintrodução de lince ibérico, do Vale do Guadiana.

Os linces foram previamente submetidos a controlo sanitário no Centro de Reprodução onde nasceram, foram-lhes colocadas coleiras emissoras e serão subsequentemente monitorizados pela equipa sediada em Mértola, constituída por Técnicos e Vigilantes da Natureza do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Nos últimos 10 anos nasceram 122 animais no CNRLI, dos quais 89 sobreviveram, sendo que 73 foram já reintroduzidos em meio natural (no Vale do Guadiana, Mértola e Serpa – Portugal, e em Espanha, na Andaluzia, Extremadura e Castilla-La Mancha).

Já no seu habitat natural, este último ano foi também particularmente favorável ao lince em Portugal, com o nascimento de 46 crias em liberdade e o estabelecimento de territórios ocupados por 13 fêmeas reprodutoras.

Existem em liberdade 107 linces em Portugal e aproximadamente 800 na Península Ibérica.

@ ICNF
Logo